sábado, 19 de agosto de 2023
A longevidade é um dos seus sonhos? Analisar informações pode ajudar muito
Continuação da postagem anterior...
Outro recurso a desenvolver para tornar a longevidade mais fácil é a capacidade de observação de experiências similares. Passei a vida a conviver com outras pessoas e consegui refletir sobre as vivências dos mais velhos. Não podemos esquecer que a nossa herança genética pode esclarecer muitas das nossas características. Conhecer a nossa história é coletar informações preciosas sobre nós próprios. Essas informações foram importantíssimas para me ajudarem a planejar e viver as várias fases do meu amadurecimento.
Pare, tente lembrar-se do que aconteceu com seus ascendentes e reflita sobre a possibilidade de lhe acontecer o mesmo. Com a velocidade da mudança na vida atual, muitas coisas mudarão e nós precisamos saber como não nos perdermos nesse “rebuliço”. É preciso trazer essa sabedoria para a nossa consciência e colocá-la na base do planejamento de nossa vida. Ela ajuda-nos a relacionar a genética que herdamos e a pessoa que somos com as condições que encontramos em cada etapa da velhice.
Fui privilegiada porque conheci meus avós paternos e maternos e duas bisavós maternas. Convivi com esses queridos ascendentes, ouvi-os com atenção e aprendi muito. Aos poucos fui recordando suas palavras e valores, suas formas de viver, suas maneiras de fazer e suas opiniões e conselhos. Esse acervo herdado até hoje faz parte das informações que servem de base para algumas decisões que tomo. Uma das minhas avós morreu com o mesmo problema que sua neta e sua bisneta. Havia tendência familiar para aquele problema de saúde. E suas tendências, quais são?
Também pode ser de grande auxílio a colheita de informações, atuais e passadas, sobre o nosso entorno, o nosso país e o nosso mundo. Estar atualizado sobre nós, o nosso ambiente, a nossa gente e nosso espaço no mundo exige um grande exercício de leitura, de observação e interação com outras pessoas. Conhecer as tendências, as análises dos especialistas, as novas ideias, valores e estratégias enriquecem substancialmente o acervo de soluções adequadas para problemas possíveis. Quanto mais informações obtivermos e assimilarmos, maiores probabilidades de tomar decisões corretas, que promovam o nosso bem estar e previnam graves dificuldades. Nós, os velhos, também temos dificuldade em tomar certas decisões. O mundo mudou e nós mudamos, portanto, as soluções devem ser reavaliadas e alteradas quando necessário. A estagnação, na maioria das vezes, é prejudicial e pode nos causar dificuldades muito grandes.
Continua na próxima postagem...