quinta-feira, 10 de agosto de 2023
A longevidade é um dos seus sonhos? A previsão é um recurso indispensável
Continuação da postagem anterior...
Não podemos perder a luta. Vamos estudar as “armas” para continuar a ter uma vida agradável. Percebi que existem recursos pessoais, a serem desenvolvidos, que são imprescindíveis para tornar a nossa longevidade mais agradável e desejável. São eles a) a autoconsciência da nossa realidade presente, incluindo dinheiro, e aquela que podemos prever, b) a obtenção de informações incluindo a observação de experiências de antepassados, c) o desenvolvimento de boas condições de comunicação e interação com os outros, d) a criatividade e flexibilidade para aceitar e procurar novas soluções.
A autoconsciência da vida presente e daquela que pode ser prevista é básica e prioritária. Isso inclui o auto cuidado. Temos que nos perceber e conhecer as nossas reais condições financeiras, sociais, familiares, de saúde e de capacidade, física e mental, para enfrentar as dificuldades do futuro. Há pouco tempo li, numa reportagem, que os jovens atuais não estão investindo na velhice, não estão preocupados com o futuro e não procuram informações sobre o possível futuro que os espera. Qual o motivo que explica essa postura? Como os podemos preparar, agora, para terem uma visão mais clara e ampliada daquilo que os espera?
Um dia fui renovar um documento que exigia uma foto atualizada. Com um sorriso simpático, a atendente mostrou-me a foto antiga e disse “olhe, não vai ficar igual a esta!”. Imediatamente, eu entrei na brincadeira e respondi “tem razão, nunca mais nada será igual; nem plástica, nem santo milagreiro fariam o tempo voltar.” Essa resposta deixou claro que eu não espero fantasias nem acontecimentos impossíveis. Eu encaro a realidade e convivo bem com ela. Quanto maior a clareza dessa autoconsciência, mais precisas e bem sucedidas serão nossas iniciativas.
O sucesso desse trabalho de planejamento depende de tempo, consequentemente, quanto mais cedo o começarmos, melhores resultados podem ser esperados. A prevenção é uma palavra que indica claramente a modernidade. A atenção às tendências mundiais e locais pode levar-nos a previsões mais realistas. Quantas pessoas conhecemos que sonham com mundos passados já não existentes, que esperam que outros venham atender às suas vulnerabilidades, que os entes celestiais façam os milagres adequados, que as nossas condições atuais não vão ser alteradas etc. Atenção, somos nós os responsáveis pela nossa vida e pelo nosso futuro. Se delegarmos essa responsabilidade corremos o risco de resultados inadequados e desagradáveis.
Já ouvi muitas histórias tristes. Vi amigos a passarem antecipadamente todos os seus bens para os herdeiros ou indivíduos de confiança e acabarem na miséria, conheci pessoas que doaram seus bens para instituições e acabaram ficando na rua e conheci outros que acreditaram em mágicas e sonhos e acabaram sem nada.
Continua na próxima postagem...