quinta-feira, 9 de março de 2023
Cérebro humano: Um pensamento e duas notícias
PENSAMENTO
Tempos de Travessia de Fernando Teixeira de Andrade*
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É tempo de travessia. E se não ousarmos fazê-la teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
Nota da autora do blog: Este pensamento, a nosso ver, traduz em poema a ginástica cerebral.
*Segundo Wolmer Ricardo Tavares (www.wolmer.pro.br) , na Revista Gestão Universitária ( www.gestãouniversitaria.com.br), de 21/01/2021, com frequência, erroneamente, este pensamento é atribuído a Fernando Pessoa.
NOTÍCIA
A ansiedade pode influenciar a flora intestinal - Por Jéssica Lopez publicada no Estadão, dia 04/10/2022
O intestino é habitado por vários micro-organismos, as bactérias benéficas, que exercem funções ligadas à digestão e assimilação dos nutrientes. Esse conjunto bacteriano é denominado microbiota ou flora intestinal. Um professor da Universidade de Vila Velha, Juliano Pimentel publicou um livro “Ansiedade – o fim da escravidão” que explica como funciona o trabalho da microbiota que impacta a saúde mental. O autor ensina que esses micro-organismos podem ser alterados devido a eventos patológicos ou maus hábitos alimentares e, consequentemente, a produção de substâncias neuro transmissoras são afetadas, bem como uma inflamação pode instalar-se. Ele especifica dizendo que gorduras em excesso e alimentos altamente industrializados influenciam não só o corpo, como a mente.
A jornalista resume o depoimento de uma senhora que cita os problemas vividos com a ansiedade produzida por compulsão alimentar, alimentação incorreta e horários desregulados os quais originaram uma imunidade baixa e, consequentemente, uso de antialérgicos e antibióticos constantes. Essas medicações afetavam diretamente a microbiota. Essa situação levou a senhora em questão a pesar 120 kilos. O autor do livro, citado acima, diz que “a ansiedade não é sempre ocasionada por alterações intestinais, mas pode estar “intimamente ligada à manutenção e potencialização dela”.
A psicologia já sabe que, não se trata só da ansiedade. A depressão, estresse, mudanças de humor e outros transtornos mentais, com frequência, são alterados pelo intestino e sua flora intestinal.
NOTÍCIA
Exercícios simples beneficiam o cérebro - Publicada em https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0dl9d3mp9ro
Trata-se de um texto que sintetiza trabalhos científicos de Damian Bailey, diretor do Instituto de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar do Universidade de South Wales, no Reino Unido. O que motivou esse pesquisador foi o fato de não existirem tratamentos curativos para a degeneração neurológica e o exercício surgiu como uma contramedida muito poderosa.
O principal fator é a possibilidade dos exercícios estimularem o fluxo sanguíneo permitindo uma carga, no cérebro, de oxigênio e nutrientes muito maior. Com a idade, há uma tendência de encolher partes cruciais do cérebro e esse aumento de sangue permite que o cérebro continue crescendo.
Todos os exercícios são importantes, mas os grandes movimentos que quase não parecem estar exercitando o corpo, são muito benéficos para o cérebro. Uma opção muito útil são os agachamentos. Agachar-se e levantar-se repetidamente foi percebido como uma forma excelente porque “desafia o cérebro” e, portanto, o beneficia. Balley recomenda 4 a 5 vezes por dia , 3 a 4 vezes por semana. Ele afirma que isso é mais estimulante que correr, pedalar ou caminhar.
Para melhorar os resultados é ideal que, além do exercício físico, o indivíduo consiga “estressar cognitivamente” o cérebro fazendo palavras cruzadas, leituras, jogos ou aprendizagens novas.
O assunto é tão importante que outros centros de investigação científica estão trabalhando com objetivos similares porque, atualmente, o exercício físico é a única forma de atrasar a degradação do cérebro humano.