sexta-feira, 24 de março de 2023
A respiração é sinônimo de vida. Muita idade e seus cuidados
Continuação da postagem anterior...
O envelhecimento altera essa função. Com a idade avançando o tecido pulmonar perde a sua elasticidade, suas pequenas veias e artérias endurecem, as glândulas secretoras de líquidos lubrificantes diminuem em número e atrofiam e todas as estruturas anatômicas vão diminuindo. Esse fenômeno tende a atrofiar toda a musculatura acessória que permite os movimentos respiratórios de inspiração e expiração. Consequentemente, há uma redução progressiva da capacidade do pulmão prover a quantidade de oxigênio necessária ao corpo e expelir o gás produzido pelo trabalho corporal. Dessa forma, a sua carência contribui substancialmente com a degeneração própria da muita idade.
Além das doenças existem fatores que podem contribuir significativamente para piorar a situação. Uma delas é a inalação muito frequente de ar poluído com substâncias nocivas ou infectado por bactérias, vírus, fungos e ácaros. O exemplo mais conhecido é o hábito de fumar. Outro exemplo, são as ocupações que obrigam o indivíduo a permanecer em ambientes com ar insalubre. Portanto, viver e respirar um ar limpo é um fator favorável para a nossa saúde.
Quanto maior a idade, maiores devem ser os cuidados. É fundamental que o sistema respiratório se mantenha funcionando muito bem para que nós mantenhamos nossa saúde.
Um dos cuidados refere-se à manutenção da postura com todas as partes do corpo bem alinhadas e adequadamente posicionadas. Com o avanço da idade há uma tendência do indivíduo de inclinar o tronco para a frente (cifose) devido à diminuição da tensão dos músculos das costas e consequente encurtamento dos músculos abdominais. Parece que ele está carregando a idade como um peso. Por outro lado, há profissões que também exigem o uso de posturas incorretas com muita frequência, o que, com o passar dos anos, cria alterações permanentes. O problema reside no fato dessa inadequação postural diminuir o espaço para a expansão dos pulmões e, consequentemente, origina uma deficiência respiratória. Portanto, manter a postura correta é fundamental.
Manter-se alerta em relação à sua postura e corrigi-la sempre que possível, é o primeiro cuidado para uma respiração saudável. O mais importante exercício é manter essa postura correta durante o maior tempo possível. Os músculos que sustentam a posição correta do corpo se fortalecerão com a sua constante utilização. Portanto, fique alerta e ao menor sinal de incorreção postural, corrija-a.
Continua na próxima postagem...