quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
Os dentes são grandes aliados da saúde: o que acontece com os idosos?
Continuação da postagem anterior...
Por mais surpreendente que pareça e o fato dos idosos serem mais vulneráveis a infecções e lesões, a produção científica demonstra que o envelhecimento atinge pouco as condições de saúde dos dentes. A perda dos dentes não faz parte do processo normal do envelhecimento. Na muita idade as condições desses órgãos são resultado do nível de cuidado que cada indivíduo prestou aos seus dentes durante sua vida. Indivíduos que cuidaram bem dos dentes, das gengivas e da musculatura facial tendem a mantê-los em boas condições quando idosos. O protocolo dos odontologistas também se alterou bastante nos últimos 30 anos. As próteses não têm a capacidade de funcionar com a competência dos dentes naturais e, hoje, esses profissionais mantem, conservam e recuperam todos os possíveis dentes naturais de seus clientes ao invés de extraí-los.
Por outro lado, o trabalho correto do complexo dentário responde por muitos benefícios da saúde como um todo.
Atualmente, faz parte dos cuidados geriátricos, além da manutenção do máximo de dentes naturais e tratamento das cáries, a vigilância e tratamento de problemas periodontais (gengivas e tecidos moles). Somente quando não houver possibilidade de manter a dentadura natural, o odontólogo deve sugerir alternativas como implantes e próteses parciais ou totais.
Os estudos mostraram que pessoas idosas com perda no número total de dentes apresentam dificuldades para mastigar e engolir e evitam alimentos mais consistentes (carne, vegetais crus, pão torrado e alimentos secos). Essas dificuldades produzem inadequação da alimentação e pode levar a problemas de saúde como um todo, favorecer doenças e diminuir a expectativa de vida.
O desenvolvimento das ciências da saúde tem demonstrado que alimentação adequada, exercícios e atividades físicas, sistema imunológico com bom funcionamento e todos os demais pilares da saúde humana contribuem significativamente com as boas condições dentárias. Por outro lado, todo o sistema de saúde oral tem uma importância enorme no estado geral das pessoas o que valoriza a prevenção dos problemas e o olhar integrado das ciências da saúde com foco no bem estar global do ser humano.
Hoje, não se cuida de algumas partes do corpo, tidas como mais importantes, cuidam-se de todas as partes porque cada uma, por mais pequena que seja, desempenha um importante papel no bem estar geral.