quinta-feira, 16 de abril de 2020

Exemplo: rotina diária para o isolamento


 
ROMA é minha assistente pessoal é uma metamorfose da minha personalidade Pode-se dizer que é
 um avatar. Seu perfil e suas tarefas podem ser encontradas em Quem somos.
Como o mundo inteiro, eu estou enfrentando o distanciamento social ocasionado por esta COVID-19 que eu chamo “tsunami virótico”. Ficamos todos repentinamente atrapalhados, espantados, em pânico, apavorados, atarantados com o nosso mundo virado de pernas para o ar. O que fazer? Ninguém sabia corretamente nada, as orientações eram dúbias e foram necessários vários dias para eu decidir o que faria com a minha vida.
Em algum lugar li que deveríamos fazer uma rotina, um planejamento de vida, para o período de isolamento, sem contatos com pessoas ou com os lugares onde elas haviam deixado possíveis vírus.  Como é meu hábito antes de tomar decisões, fui em busca das melhores e mais concretas informações possíveis. Fui em busca delas, na televisão, nos jornais, nas mensagens de amigos, nas conversas com profissionais da saúde, com a família e outras fontes que me pudessem ser úteis. Há pessoas com mais facilidade em fazer planos que outras; eu sou planejadora por natureza.
Construí, então, os meus objetivos para fundamentar meu plano de vida diária. Iria dar atenção a 3 focos: a) fortalecer minha imunidade de todas as formas possíveis; b) proteger-me de contágio usando todas as estratégias oriundas das fontes científicas de maior credibilidade; e c) melhorar a minha capacidade respiratória.
Abaixo, mostro a rotina que montei e sigo há 3 semanas. Assim, eu só saio de casa 4 vezes por mês e ninguém entra na minha casa. É apenas um exemplo que pode auxiliar alguém. Cada um deve planejar sua vida com as atividades que achar necessário. Não incluí as atividades que já faziam parte dos meus hábitos de vida.
Esclareço que não sou radical. Há dias que deixo de lado um ou outro item planejado, há dias que cumpro todos e ainda acho tempo para outros; há dias que resgato alguns deixados para trás nos dias anteriores. Mas, ao final da semana, avalio o meu desempenho e considero bom quando realizei quase todas as atividades principais.
Eis meu plano:

Dia
Atividades principais
Ocasionais (usar lápis e borracha)
2a f.
Cozinhar. Estudar para o blog. Arejar a casa. Tomar sol. Exercícios respiratórios. Ingerir uma limonada ou fruta cítrica. Ver as notícias no computador e celular uma vez ao dia cada um. Caminhada 18 quarteirões.
Fazer sopa, fazer suco multivitamínico.
3a f.
Cozinhar. Estudar para o blog. Arejar a casa. Tomar sol. Exercícios respiratórios. Ingerir uma limonada ou fruta cítrica. Ver as notícias no computador e celular uma vez ao dia cada um. Exercícios funcionais A
Fazer o peixe com legumes. Bater frutas/vitaminas
4a f.
Preparar conteúdo para o blog. Preparar Fotos blog. Arejar a casa. Tomar sol. Exercícios respiratórios. Ingerir uma limonada ou fruta cítrica. Ver as notícias no computador e celular uma vez ao dia cada um. Subir e descer 4 andares X3.
Passar roupa.
5a f.
Postar texto e fotos no blog. Divulgar blog. Arejar a casa. Tomar sol. Exercícios respiratórios. Ingerir uma limonada ou fruta cítrica. Ver as notícias no computador e celular uma vez ao dia cada um. Exercícios funcionais B
Limpar gaveta das fotos
6a f.
Cozinhar. Divulgar blog. Arejar a casa. Tomar sol. Exercícios respiratórios. Ingerir uma limonada ou fruta cítrica.  Ver as notícias no computador e celular uma vez ao dia cada um. Caminhada 18 quarteirões.
Fazer legumes refogados.
Sábado
Arejar a casa. Tomar sol. Estudar para o blog. Exercícios respiratórios. Ingerir uma limonada ou fruta cítrica. Ver as notícias no computador e celular uma vez ao dia cada um. Subir e descer 4 andares X3. Fazer lista de supermercado.
Limpar prateleiras dos sapatos. Limpar geladeira
Domingo
Supermercado. Farmácia. Estudar para o blog. Arejar casa. Tomar sol. Exercícios respiratórios. Ingerir uma limonada ou fruta cítrica. Ver as notícias no computador e celular uma vez ao dia cada um. Lazer.
Comprar termômetro. Lavar roupa
Quando possível
Costurar máscaras, cobertor, aventais, toalha. Ver filmes do meu HD ou TV. Ler meus livros especiais. Jogar Sudoku e outros jogos divertidos. Ver algum programa de TV divertido.


Para terminar deixo três lembretes oportunos: A) para que as compras do supermercado não se tornem veículos de infecções indesejadas podemos preparar uma cesta para transportá-las (58 cm X 42 cm e profundidade de 26 cm), usar luvas que serão desprezadas em casa e passar álcool a 70 graus nas embalagens antes de guardá-las. B) a minha rua, onde caminho, é absolutamente vazia de manhã, de tarde e de noite; só passam carros. O perigo reside nas pessoas e naquilo que elas tocam. C) usar máscaras e manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros se a escada for frequentada por alguém e no supermercado.