sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Muita Idade e Vida Saudável: pequena história de um blog (atualizado)
O Blog Muita Idade e Vida Saudável fez três anos de idade no dia 19 de setembro e tem 195 postagens. Seu principal objetivo é divulgar os conhecimentos da ciência da saúde para que os adultos e idosos possam desenvolver seus comportamentos saudáveis e obter uma melhoria em sua saúde. A autora e responsável sou eu, Dra. Maria Romana Friedlander, 81 anos, enfermeira, Livre Docente da Universidade de São Paulo aposentada e Professora Titular da Universidade Federal de São Paulo, aposentada; tem vários trabalhos e livros publicados e lecionou no Brasil e em Portugal.
Ele nasceu na minha cabeça que estava com vontade de tornar útil a velhice, manter-me em atividade e divulgar aquilo que aprendi para cuidar-me após os meus 50 anos de vida. Aos 77 anos eu comecei a amadurecer a ideia, defini objetivos e o perfil dos leitores e convidei amigos para ajudarem-me e colaborar comigo. A minha filha também participou da escolha do nome, das primeiras definições e deu muitas sugestões na divulgação.
Elaborei 10 textos e os submeti a 10 pessoas amigas, com o perfil dos futuros leitores e da minha faixa etária para julgarem se os textos eram úteis, se eram facilmente compreendidos e tinham uma linguagem adequada e, por fim, se a leitura era agradável. O conteúdo de todas os textos é sempre constituído por informações, fundamentadas cientificamente, que possam auxiliar as pessoas idosas a desenvolver a sua saúde. Eu proponho-me a traduzir o conhecimento científico para que os leigos o possam aplicar e usufruir de seus benefícios. Levei alguns meses nesse treinamento inicial. Fiquei a saber que está sendo constatada uma carência de iniciativas que pretendam colocar à disposição do público os resultados obtidos pela produção científica. A sociedade precisa ter acesso à ciência que ela financia. E, para tanto, precisa de intermediários com capacidade para traduzir os resultados das investigações produzidas pelos cientistas, de forma a poderem ser aplicados pelos leigos.
Percebi que eu tenho facilidade para expressar-me e fazer-me entender, domino bem a língua portuguesa, tenho condições pessoais para ser determinada e manter constante uma atividade iniciada e gosto de estudar, praticar e transmitir o conhecimento obtido. Além dos textos, interessou-me aprender a fotografar e a manipular as fotos para as incluir no blog.
Ainda, durante o ano de 2019, procurei aprender sobre a criação e administração de um blog com uma especialista maravilhosa. Portanto, as condições básicas para lançar um blog na internet estavam garantidas. Percebi que aprender dava-me imenso prazer e, que a interação com os amigos, bem como os seus auxílios e sugestões foram imprescindíveis para atingir os meus objetivos.
Dia 19 de setembro de 2019 era uma quinta feira. Fiz as primeiras postagens. Para as divulgar fiz uma lista de amigos e seus contatos e contei para todos que existia um Blog chamado Muita Idade e Vida Saudável, encontrado no endereço “muitaidade.blogspot.com”.
Eu estava ciente que o blog era muito primário, utilizava recursos técnicos simples e eu não tinha facilidade para usar a tecnologia moderna. Mas, senti-me realizada com essa iniciativa.
Adotei a quinta feira como o dia prioritário para fazer as novas postagens e sistematizei a sua divulgação semanalmente pelos amigos por meio do WhatsApp e dos endereços eletrônicos. Criei folhetos com um desenho que um amigo me presenteou e passei a distribui-los por vizinhos e pessoas que encontrava.
Após 15 dias de atuação e 3 postagens, estava com 580 visualizações em 4 países, Brasil, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Comecei a receber elogios, comentários interessantes e solicitações de informações. Respondi com o maior carinho a todos; o que continuo fazendo até hoje.
Quando completou 75 dias de presença e 11 postagens, novembro de 2019, o blog alcançou 2,3 mil visualizações e atingiu 14 países na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
No final de janeiro de 2020 e 20 postagens, o blog alcançava 3,2 mil visualizações. Percebemos que o ritmo do crescimento foi diminuindo, como era esperado, porque o público se manteve constante e deixou de ser novidade. Começou a fase de consolidação e fidelidade do público.
Um dos maiores atrativos, segundo os comentários recebidos, foi a confiabilidade, ou seja, a seriedade das informações, a clareza das explicações e a utilidade do conteúdo. Também foi registrado o cuidado dos textos e das fotos.
Em São Paulo (Brasil), iniciou-se em março de 2020 a quarentena provocada pela pandemia da Covid-19. Os folhetos deixaram de divulgar o blog e criei a “ROMA”, uma ajudante virtual, autora de textos diferenciados, notícias, discussão de problemas, reflexões, dicas úteis e outros conteúdos práticos. Essa criação foi o resultado de um trabalho de uma equipe, várias pessoas me ajudaram. Deu-me a sensação de ter muito apoio, muitos amigos, muito carinho de muitas pessoas. Valeu.
A evolução do blog diminuiu de intensidade e deu-me tempo para pensar em seu futuro e como ampliar o seu alcance. Comecei a sonhar em pedir um patrocínio para ter recursos para traduzir os textos para outras línguas, acrescentar outras formas de apresentação (vídeos, etc.), substituir o blog por um site mais rico em recursos, profissionalizar a divulgação, formar vínculos para trabalhar em grupos com objetivos similares, etc.
Quero crescer. Surgiu a ideia de montar um livro com o conteúdo do blog. E o trabalho continua.
Agora, setembro de 2023, estamos com 195 postagens, alcançamos 172 países nos 5 continentes do mundo e 15,5 mil visualizações. Estou muito motivada, continuo gostando muito desta atividade e vou continuar a procurar patrocínio, a montar o livro, a escrever os meus textos e a aprender a usar novas tecnologias visando transformar os textos em vídeos. Os meus objetivos continuam a ser atingidos. Acredito que outros enfermeiros possam trabalhar para que a população receba as informações necessárias para manter e desenvolver sua saúde, sem a contaminação da divulgação comercial.
O limite para os nossos sonhos não está na idade.
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
A longevidade é um dos seus sonhos? Hábitos que podem acrescentar mais de 20 anos à sua vida**
Continuação da postagem anterior...
Em 03/08/2023 o periódico Valor Econômico (parceria entre Globo e Folha de São Paulo, Brasil) publicou uma síntese* de um estudo divulgado pela Sociedade Americana de Nutrição cujos resultados mostram que existem 8 hábitos que podem ajudar a prolongar a vida humana em mais de 20 anos.
Esse estudo foi realizado com dados coletados entre 2011 e 2019, de 719 mil veteranos militares dos Estados Unidos, com idades de 40 a 99 anos.
Os resultados indicam que homens que possuem esses hábitos salutares aos 40 anos podem aumentar a expectativa de vida em até 24 anos e as mulheres podem estender essa expectativa em até 21 anos.
Segundo o referido estudo, os 8 hábitos mais impactantes, são:
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Estar livre do uso constante de opioides, incluindo medicamentos;
- Não fumar;
- Controlar os níveis de estresse;
- Ter uma dieta saudável e equilibrada;
- Não beber álcool compulsivamente de forma regular;
- Ter boas noites de sono;
- Ter relações sociais positivas.
De forma geral, a baixa atividade física, o uso de substâncias opiáceas e o tabagismo aumentam o risco de óbito entre 30% a 45%. Por outro lado, a má alimentação, o baixo controle do estresse, o consumo regular de álcool e pouco cuidado com o sono representam um risco de 20%. Finalmente, a falta de relações sociais positivas foi associada a um aumento do risco de óbito de 5%.
Os cientistas informam que os resultados encontrados reforçam o papel desses fatores no aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, as quais podem originar incapacidades prematuras e, até o óbito.
Outra ponderação dos pesquisadores refere-se à aquisição do estilo saudável de vida, que, mesmo em idade avançada pode produzir benefícios. Portanto, concluem que nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis.
*Nota: A síntese que fundamentou o presente texto é de João Vitor Maliére, estagiário sob supervisão de Diogo Max.
**https://valor.globo.com/carreira/noticia/2023/08/03/8-habitos-que-podem-acrescentar-mais-de-20-anos-a-sua-vida-segundo-um-novo-estudo.ghtml
quinta-feira, 7 de setembro de 2023
A longevidade é um dos seus sonhos? Precisamos de criatividade e flexibilidade
Continuação da postagem anterior...
A velocidade com que as inovações estão alterando o nosso ambiente nunca foi tão grande como hoje. Um dia nós dormimos e acordamos, no dia seguinte, com uma pandemia, desconhecida e extremamente perigosa, instalada no mundo inteiro. O mundo virou de cabeça para baixo em poucos dias, não podíamos sair, não podíamos chegar perto de ninguém, não podíamos tocar em nada sem lavar as mãos e outras mil alterações inesperadas. As mudanças foram tão drásticas e as exigências tão dramáticas e repentinas que a nossa vida jamais será igual ao ponto de partida.
Passamos 80 anos a aprender a viver, a achar soluções úteis e práticas e a prever os dias que estavam por vir. Agora, quase nada disso é útil. Precisamos recomeçar, reavaliar cada movimento, cada atitude e cada atividade. As prioridades mudaram drasticamente, para todos e a nossa visão do mundo e do futuro alterou-se.
Mas, ficaram os valores, as crenças, a consciência e a nossa garra em refazer as nossas práticas. Velhas aprendizagens orientaram as novas atitudes, as novas crenças e os novos fazeres. O mundo ficou pequeno, o “outro” ficou mais presente e a comunidade mais impactante. A solidariedade cresceu e a esperança renovou-se.
Para uns foi mais difícil a releitura de suas vidas e a adoção de novos hábitos, novas rotinas e novas práticas. Os divórcios aumentaram, as alterações de origem mental cresceram e o pânico tomou conta de muita gente. Muitos não sobreviveram. A maioria colocou na luta a sua criatividade e a manobrou com imensa flexibilidade, mas as feridas foram muito grandes e as cicatrizes indestrutíveis. Todos nós mudamos.
A criatividade e a flexibilidade foram recursos indispensáveis para aceitar e procurar novas soluções e as renovações. Eu, particularmente, sinto que adquiri, “jogo de cintura”, fiquei mais maleável, ultrapassei meus bloqueios, aceitei melhor a diversidade, mudei as minhas prioridades e descobri modos variados de fazer as coisas. Contudo, foram necessários, inicialmente, uma crise de pânico e um atendimento hospitalar rápido. Tudo isso levou meses de “guerra”.
Essas duas poderosas capacidades citadas fomentaram e permitiram a sobrevivência de muitos seres humanos. Foram as características mais importantes para a reconstrução do nosso olhar e, talvez, para manter a esperança e o sonho de uma longevidade harmônica e agradável.
Continua na próxima postagem...
Assinar:
Postagens (Atom)