quinta-feira, 18 de maio de 2023
O sol: seus benefícios e a muita idade – Parte III
Continuação da postagem anterior...
Apesar dos inúmeros benefícios e vantagens da utilização do sol como recurso para desenvolver a saúde, se não se tomarem alguns importantes cuidados, os raios solares podem ocasionar sérios e graves problemas.
A longo prazo a exposição excessiva aos raios ultravioletas podem causar alterações degenerativas como o câncer de pele e reações inflamatórias nos olhos (conjuntivites), alterações nas córneas e cataratas. Com o aumento da idade, as radiações ultravioletas induzem o envelhecimento, ou seja, a pele seca, torna-se enrugada, de cor amarelada, flácida, com menos elasticidade e com manchas brancas ou pigmentadas.
Para que os malefícios não se manifestem ou não se manifestem tão cedo, é necessário que se tomem importantes e constantes cuidados:
- Evite a exposição prolongada (acima de meia hora) ao sol entre as 11 e as 16 horas, sem protetor solar.
- Nas atividades ao ar livre use roupas brancas com mangas e chapéu com abas.
- Vinte minutos antes de se expor ao ar livre, aplique uma camada uniforme de um protetor solar com fator de proteção (FPS), no mínimo, igual a 30. Renove a aplicação a cada duas horas. Mesmo com nebulosidade, não deixe de usar o protetor uma vez que os raios ultravioletas atravessam as nuvens. Transforme esse cuidado em hábito diário. Os protetores solares para crianças, em geral, são mais neutros que os para adultos.
- Mantenha-se bem hidratado aumentando o consumo de líquidos. É melhor beber líquidos muitas vezes que muito líquido de uma só vez.
- Use hidratantes diariamente.
- Ao sair de casa em dias mais claros use óculos de sol para a proteção dos olhos.
- Dê preferência ao uso de roupas leves e tecidos naturais para evitar a sudorese. Roupas pesadas e tecidos sintéticos dificultam a evaporação do suor e aumentam a sudorese.
- É importante consumir frutas, vegetais e carnes magras e diminuir a ingestão de açucares e gorduras. Os cereais também são aconselhados.
Agora, a criatividade de cada um de nós pode criar oportunidades para usar os raios de sol em benefício de si próprio com o aproveitamento de todas as vantagens desse recurso bom e barato. Mas, é bom lembrar, sol não funciona no formato “quanto mais melhor”, deve ser usado por quem sabe tomar os cuidados necessários e previne seus riscos.
Não se esqueça que o nosso país é bastante ensolarado e tem clima quente na maior parte de seu território. Os indivíduos de mais idade têm seus mecanismos orgânicos mais lentos e menos competentes, são mais vulneráveis e possuem sua sensibilidade diminuída. Os cuidados apontados tornam-se essenciais para sua saúde e bem estar.