quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Os dentes são grandes aliados da saúde: como são e o que fazem?
Os dentes não são complementos menos importantes do corpo humano, como muitos pensam. São órgãos que influenciam significantemente a nossa alimentação, a nossa capacidade de falar corretamente e a nossa estética. Além desse impacto, sabe-se que o funcionamento global do nosso corpo pode influenciar a saúde dos dentes e a saúde destes pode tornar-se um fator positivo ou negativo no nosso bem estar geral. O cuidado com esses importantes órgãos é imprescindível e seu desleixo pode gerar sérios problemas locais e em todo o corpo.
Os adultos possuem 32 dentes distribuídos nas arcadas superior e inferior, presos aos ossos dos maxilares e rodeados pela gengiva. Suas funções são muito amplas e abrangem as áreas de digestão, fonética e estética.
Cada dente é constituído por uma parte externa e visível, a coroa que tem contato com a gengiva e, finalmente, as raízes incrustradas nos ossos dos maxilares. A parte mais interna da coroa é a polpa, a parte viva do dente, onde chegam as terminações nervosas e os vasos sanguíneos e linfáticos.
Os dentes não são todos iguais, têm formatos diferentes que se adequam à função digestiva a ser exercida. Os dentes da frente são os incisivos, aqueles que cortam os alimentos; a seguir temos os caninos, que arrancam e rasgam os elementos alimentares; finalmente, veem os pré-molares e os molares, apropriados para mastigar ou triturar a alimentação. Para exercer suas funções contam com a ajuda de poderosos músculos faciais capazes de realizarem a oclusão com uma força de até 100 quilos. A oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais os dentes superiores devem encobrir os inferiores, ou seja, a arcada superior deve ser ligeiramente maior que a inferior.
Nenhum alimento poderia ser aproveitado para nutrir nossas células se não pudesse ser digerido e a primeira fase da digestão é o trabalho dos dentes. Com a ajuda dos músculos e ossos do rosto e da saliva, eles cortam, rasgam, amassam e trituram os alimentos sólidos preparando-os para sofrerem a ação das enzimas e substâncias próprias do sistema digestivo.
Na fonação seu papel é fundamental porque participam da pronúncia de determinadas consoantes, as dentais. A ausência de alguns dentes pode alterar, tanto a pronúncia das palavras, como o timbre da voz.
Como agentes estéticos os dentes servem de apoio aos lábios e bochechas participando na formação dos contornos da face e determinam traços fisionômicos. Participam, portanto, de um dos pilares mais importantes da identificação e personalidade do indivíduo.
Continua na próxima postagem...