quinta-feira, 25 de junho de 2020

A respiração é sinônimo de vida (II)

Estaremos de férias em julho.  A próxima postagem será em 6/08.
Garrafa com água e um canudo para exercícios respiratórios
Continuação da postagem anterior
            Quanto maior a idade, maiores devem ser os cuidados. É fundamental que o sistema respiratório se mantenha funcionando muito bem para que nós mantenhamos nossa saúde.
            Um dos cuidados refere-se à manutenção da postura com todas as partes do corpo bem alinhadas e adequadamente posicionadas. Com o avanço da idade há uma tendência do indivíduo de inclinar o tronco para a frente (cifose) devido à diminuição da tensão dos músculos das costas e consequente encurtamento dos músculos abdominais. Parece que ele está carregando a idade como um peso.  Por outro lado, há profissões que também exigem o uso de posturas incorretas com muita frequência, o que, com o passar dos anos, cria alterações permanentes. O problema reside no fato dessa inadequação postural diminuir o espaço para a expansão dos pulmões e, consequentemente, origina uma deficiência respiratória. Portanto, manter a postura correta é fundamental.
Manter-se alerta em relação à sua postura e corrigi-la sempre que possível, é o primeiro cuidado para uma respiração saudável.  O mais importante exercício é manter essa postura correta durante o maior tempo possível. Os músculos que sustentam a posição correta do corpo se fortalecerão com a sua constante utilização. Portanto, fique alerta e ao menor sinal de incorreção postural, corrija-a.
Outro importante cuidado em relação à respiração é o alongamento frequente dos tendões e ligamentos do peito e dos braços. Quando você eleva os braços, estica-os lateralmente e alonga-os para trás com firmeza, você está mantendo os tendões e ligamentos flexíveis e permitindo a expansão torácica e a possibilidade dos pulmões se encherem e esvaziarem com maior amplitude. Quanto maior a amplitude da expansão torácica maior a ventilação pulmonar e mais efetiva será a entrada e saída dos gases, oxigênio e gás carbônico. Esses alongamentos podem ser realizados em casa, a qualquer horário e sem uso de nenhum instrumento.
Além da manutenção da postura e dos alongamentos, os exercícios de musculação em academias e exercícios funcionais orientados por profissionais capacitados são recursos importantes para manter a tensão muscular, a flexibilidade das articulações e a força dos músculos que sustentam as posições do corpo. Esse auxílio profissional, na muita idade, é sempre um recurso a considerar num programa de vida saudável.
Outra informação importante é que, as atividades como tossir, cantar e gritar exigem a entrada e a expulsão do ar com rapidez e, portanto, forçam os músculos torácicos a trabalharem, o que é salutar.
Um médico amigo informou-me que os cantores profissionais exercitam-se assoprando com um canudo dentro de uma garrafa com água. Pode-se regular a resistência pela altura da água e adequá-la a cada indivíduo.
A respiração, além de permitir a vida, pode ser usada como recurso terapêutico. Segundo parece, existem alguns neurônios que regulam o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral relacionada à tranquilidade, calma ou sossego. Assim, exercícios respiratórios podem reduzir a ansiedade e o estresse e minimizar a dor. Para tanto, os especialistas indicam uma respiração mais lenta, com paradas entre os movimentos de inspiração e expiração, e mais profunda, até se atingirem os limites desses dois movimentos. É chamada respiração controlada. Com ela o oxigênio chega em maior quantidade às células cerebrais.