quinta-feira, 18 de março de 2021
Exercícios físicos? Academia? Por quê? Parte I
Nos últimos anos, ninguém fala sobre saúde sem mencionar os exercícios físicos como atividade fundamental para a manutenção ou desenvolvimento de uma vida saudável do indivíduo adulto. Porquê os cientistas e profissionais ligados à saúde acham tão importante exercitar a musculatura? Vamos explicar!
Podemos citar muitos efeitos positivos do exercício, todos eles “pesos pesados” para a melhoria do funcionamento corporal.
O primeiro argumento a favor da integridade de nossos músculos é o fato de que todas as funções corporais, com raras exceções, serem realizadas por meio de músculos, grandes, médios, pequenos e minúsculos. No nosso corpo existem mais de 600 músculos trabalhando com uma sincronização, harmonia e precisão admiráveis, garantindo todas as atividades necessárias à nossa vida. Qualquer falha deles poderá por em risco a nossa existência. O coração é um músculo; os pulmões estão repletos de ar porque a musculatura torácica os expandiu; a coluna é mantida ereta porque são músculos que mantêm a posição de cada vértebra; mantemo-nos de pé porque os grandes músculos das pernas o permitem; a urina sai da bexiga porque um músculo circular (um esfíncter) relaxa; e muitos outros exemplos podem ser citados. Se, se pensar em mobilidade, independência e qualidade de vida, pensa-se em trabalho muscular. Para que isso ocorra adequadamente, todos os músculos precisam ser exercitados para não degenerarem. Só a atividade mantém a sua funcionalidade.
O segundo argumento a favor do bom trabalho muscular, e tão importante como o primeiro, é a ajuda imprescindível que o trabalho muscular dá, não só à circulação sanguínea, como à linfática. Enquanto o sangue garante a alimentação e oxigenação das células e o transporte dos resíduos do trabalho celular, a linfa coleta partículas indesejáveis existentes pelo corpo e estimula o sistema imunológico a conter as ameaças. São duas funções vitais onde o trabalho muscular exerce funções fundamentais. O trabalho muscular caracteriza-se pela contração seguida de uma descontração ou relaxamento das fibras, em continua sequência; contração, descontração, contração descontração, etc. No interior das fibras musculares encontram-se os vasos sanguíneos e os linfáticos que são comprimidos na contração e relaxados na descontração, em movimento constante. Esse movimento de compressão e descompressão dos vasos empurra os líquidos facilitando e estimulando a mobilização do conteúdo dos vasos. Portanto, com o movimento muscular o ambiente celular ficará mais saudável porque recebe mais nutrientes, expulsa mais resíduos e tem maior proteção imunológica. Assim, todas as nossas células, em boas condições, vão degenerando mais devagar, se substituindo com mais controle e atuando com maior precisão. É o exercício que favorece a adequação do ambiente melhorando as condições de vida das células.
Continua na próxima postagem...